A cidade se prepara para viver duas noites inesquecíveis de música, dança e um espetáculo de iluminação cênica e cultura natalina
O espírito natalino, repleto de amor, paz e confraternização, ganha vida no projeto “Um Um Natal de Luz – Iluminando o Triângulo Mineiro”, que transformará Uberlândia em um cenário de magia e encanto nos dias 20 e 21 de dezembro. Com entrada gratuita e programação diversa, o projeto tem como atração principal a apresentação do espetáculo Janelas Encantadas, realizado na fachada da Escola Estadual de Uberlândia (Museu), na Praça Adolfo Fonseca, no centro da cidade.
O projeto Um Natal de Luz – Iluminando o Triângulo Mineiro é patrocinado pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). O evento conta com o apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Uma realização da Zelo Digital Produções Artísticas Ltda com curadoria e produção artística do renomado Rogério Tibery, idealizador e organizador do Janelas Encantadas, o que garante uma programação rica em tradição e emoção para um público de todas as idades.
Um Natal de Luz – Iluminando o Triângulo Mineiro promete reunir famílias para celebrar as tradições culturais do Natal com muita arte e emoção. O objetivo principal do projeto é justamente este, enaltecer o período natalino por meio de apresentações artísticas que remetem às ricas tradições da música e dança.
A programação do projeto, além do espetáculo de iluminação cênica na Praça Adolfo Fonseca, todos os dias a partir de 18h, inclui também apresentações artísticas que começam às 20h. Entre as atrações que prometem emocionar o público estarão, o Coral Cidade da Música, com 50 crianças interpretando clássicos natalinos; o Grupo Musical Pirueta Musical, trazendo melodias que aquecem o coração; o Violinista Nicolau Sulzbeck, encantando com seu talento; o Grupo Jovem Claudia Nunes do Sesi Minas – com a coreografia Primavera de Ballet Clássico, premiada no Festival do Triângulo 2024; Folia de Reis – Os Visitantes da Lapinha, revivendo uma das mais genuínas tradições brasileiras.
O encanto das Janelas Encantadas
A atração mais aguardada, o tradicional espetáculo Janelas Encantadas trará uma experiência inesquecível para todas as famílias de Uberlândia e região. A emoção começa com a chegada do Papai Noel, descendo do telhado da Escola Estadual de Uberlândia (Museu) e surpreendendo crianças e adultos. Em seguida, as janelas se abrem para receber o Coral Cidade da Música, que entoa canções natalinas enquanto a Folia de Reis celebra a fé e as tradições. Além do balé clássico, o palco do Janelas Encantadas também recebe a queima de uma cascata de luzes encerra a noite com chave de ouro.
Mais do que um evento, o Janelas Encantadas e Um Natal de Luz – Iluminando o Triângulo Mineiro é a oportunidade para unir corações e criar memórias inesquecíveis. “Este projeto é uma celebração da nossa cultura, um presente para a cidade e um convite para que todos se reconectem com a magia do Natal”, destaca a organização.
Cemig: a energia da cultura
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.
Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.
Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
Serviço:
- O quê: Um Natal de Luz – Iluminando o Triângulo Mineiro
- Quando: 20 e 21 de dezembro
- Horário: Iluminação cênica a partir das 18h; apresentações artísticas das 20h às 22h
- Onde: Praça Adolfo Fonseca, Centro, Uberlândia/MG
- Entrada: Gratuita