15.3 C
Paracatu

SEMPRE UM PAPO COM JEFERSON TENÓRIO EM PARACATU

Published:

Jeferson Tenório é o convidado do Sempre Um Papo em Paracatu para falar sobre o tema “O avesso da censura: o papel da literatura em ambientes conservadores”. O encontro acontece no dia 10 de maio, próxima sexta-feira, às 19h, na Fundação Municipal Casa de Cultura de Paracatu (Rua do Ávila, 6, Centro). A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso no Sympla – sympla.com/sempreumpapo.

O Sempre Um Papo em Paracatu é viabilizado por meio do patrocínio da Kinross, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Lei Rouanet. O evento conta com apoio da Fundação Municipal Casa de Cultura de Paracatu e da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Paracatu.

Essa proposta de conversa surge após seu livro “O Avesso da Pele” (Companhia das Letras, 2020) ter sido alvo de críticas e tentativas de censura por ser uma das obras selecionadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para professores e estudantes de escolas públicas de todo o país.

O escritor participou de um encontro do Sempre Um Papo em Belo Horizonte, no Teatro José Aparecido de Oliveira, no último dia 14 de março. Na ocasião, o fundador e presidente do Sempre Um Papo, Afonso Borges, fez um desagravo de apoio a Jeferson Tenório e à obra “O Avesso da Pele”. Além disso, o evento promoveu a leitura de cinco trechos do livro feita por diferentes voluntários.

O local atingiu lotação máxima, tendo ocupado, ainda, cadeiras disponibilizadas do lado de fora do auditório, no hall de entrada da Biblioteca Pública de Minas Gerais.

Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é doutor em Teoria Literária pela PUC-RS. Foi colunista do jornal Zero Hora e Uol/Folha de S. Paulo até abril de 2023. Foi professor visitante de literatura na Brown University, EUA.

Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor de “Estela sem Deus” (2018) e “O avesso da pele” (2020), que venceu o prêmio Jabuti e teve seus direitos vendidos para Portugal, Itália, Inglaterra, Canadá, França, México, Eslovaquia, Suécia, China, Bélgica e Estados Unidos.

Fonte: Assessoria de Comunicação sempre um Papo

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img