Com certeza você já ouviu afirmações sobre isso, mas será que tem embasamento científico? Confira a seguir a resposta baseadas em pesquisas realizadas.
A leitura e o acesso a livros desde a mais tenra infância têm impactos significativos no desenvolvimento das crianças, tanto em termos cognitivos quanto emocionais. Pesquisas indicam que a exposição precoce a livros e histórias ajuda a fortalecer as habilidades linguísticas, estimula a criatividade, e promove a empatia e a resiliência.
Esses benefícios são potencializados quando a leitura é realizada em um ambiente afetivo, como com os pais ou cuidadores, criando conexões emocionais e promovendo o aprendizado social.
Segundo o estudo que aparece online no Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics de Jessica Logan, descobriu que crianças pequenas cujos pais leem para elas diariamente foram expostas a pelo menos 290.000 palavras a mais no momento em que entram no jardim de infância do que crianças que não são lidas regularmente.
E dependendo de quanto tempo de leitura diária as crianças recebem, esse número pode chegar a mais de um milhão de palavras. Toda essa exposição provavelmente torna mais fácil para as crianças expandirem seus vocabulários e entenderem a variedade de textos que precisarão ler à medida que envelhecem, tanto dentro quanto fora da escola.
Por exemplo, a American Academy of Pediatrics mostrou que a leitura desde a infância melhora as capacidades de alfabetização a longo prazo. Além disso, os momentos de leitura em família ajudam a estabelecer hábitos positivos relacionados à leitura, essencial para o sucesso acadêmico e social das crianças.
Pesquisas publicadas na Psychological Medicine mostram que existe um ação simples e eficaz para melhorar o desenvolvimento das crianças desde a primeira infância, mesmo em meio a baixa renda e acesso limitado a uma nutrição adequada.
É possível oferecer às criança acesso aos livros e através da leitura em voz alta, desde quando a criança ainda é pequena, ela pode usufruir de todos os benefícios cognitivos que essa interação proporciona.
Me conta se a partir de hoje você vai incluir a leitura com sua criança, ou aumentar a diversão um pouco mais agora. Boa leitura e até breve.
Por Nayara Santarém.