21.5 C
Paracatu

O que está acontecendo no Hospital Municipal de Paracatu?

Published:

Ontem, 12 de fevereiro, não foi um domingo comum para os pacientes que estavam aguardando atendimento no Hospital Municipal de Paracatu, ou talvez, seja. Uma vez que, a defasagem de médicos segundo o vereador Prof. Alex, esse problema com falta de pediatra e outras especialidades tem sido recorrente na unidade.

A situação tem causado irritação na população, que há tempos tem feito reclamações em redes sociais e informando de que o atendimento tem sido devagar, e se tratando de pediatra, aí que a coisa complica.

Diante dos acontecimentos de ontem, os vereadores Professor Alex e a Tenente Cristina foram até o pronto socorro e constataram pessoalmente o caos que paracatuenses tem atravessado apenas na recepção para o atendimento.

Nossa equipe em conversa com o parlamentar Prof. Alex nos disse que: “Vamos cobrar do poder executivo a contratação de mais médicos. Nos foi passado por um diretor que só está acontecendo isso por conta dá defasagem de médicos”, relatou.

O professor Alex na primeira reunião ordinária da #Camara Muncipal não poupou críticas ao atual secretário de saúde Umarques Couto, dizendo que o mesmo era “blindado e que não aparece…” e completou dizendo que o secretário de saúde é grosso e mal educado, e a saúde não espera ficar anotando em uma cadernetinha” e finalizou dizendo que o secretário não aparece para dar explicações.

Segundo um relatório que foi protocolado junto ao Ministério Público, Câmara Municipal e Secretaria da OAB, o documento relata que além dos problemas de médicos, questões da área da cozinha precisam ser acompanhados de perto pelos gestores municipais.

Fizemos contato junto a assessoria de comunicação e ao superintendente do hospital que estava em reunião e que logo nos enviaria respostas.

 

Portalparacatu.com:

Com relação o por que a falta de médicos na tarde do último domingo.  E se providências estão sendo tomadas para resolver e se sim, seria para quando ?

Resp. Vincius Biulchi – Superintendente do HMP;

No último domingo (12/02), foi constatado que o pronto socorro de Paracatu contava com apenas 2 médicos clínicos disponíveis para atendimento de porta. Infelizmente, não havia disponibilidade de outros médicos clínicos no momento , devido a um desfalque na escala. Mas cabe salientar que a escala de especialidades de cirurgiões, ortopedistas neurologistas , cardiologista e demais estavam completas. Embora tenha havido atraso nas consultas , nenhum paciente classificado como urgência ou emergência ficou sem atendimento.
As 14 hs foi resolvido a situação com a chegada de 3 médicos que permaneceram até o final do plantão.
Totalizando 226 atendimentos no domingo , sendo 98% destes caracterizados como atendimentos não urgentes fichas verdes e azuis.

Pergunta: E a falta de pediatra principalmente nos finais de semana ?

Resp. Vinicius Biulchi – Superintendente do HMP;

Com relação aos pediatras
É uma crise nacional a ausência da especialidade , devido a baixa quantidade de profissionais que são formados na especialidade temos encontrado dificuldades para achar novos profissionais, mesmo ofertando boa remuneração e qualidade de serviço.
Essa crise não é somente uma realidade de PARACATU , mas de todo o Brasil.
A administração não tem medido esforços para tentar sanar as ausências das escalas , mas cabe destacar que os médicos clínicos são treinados e temos os pediatras de sobreaviso para urgência e emergência

Por: Warley Santarém
@warleyssantarem

#paracatucom #ptu #noroestemg #noticias

 

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img