A Feira Literária Internacional (Fli Paracatu) foi um evento que reuniu autores e leitores para celebrar a literatura. Contou com estandes de livros à venda, palestras e atividades culturais relacionadas à leitura. Foi uma ótima oportunidade para descobrir novos títulos e entrar em contato com a comunidade literária.
O evento trouxe vários nomes importante no cenário nacional como a jornalista Mirian Leitão, a Ministra do Supremo Tribunal a Ministra Carmem Lúcia, Tom Farias , Paulo Scott, Jamil Chade e vários outros. Foi um momento de ficar perto ouvir e se abrir ao fasto conhecimento literário. Alunos de várias escolas também visitaram a fliParacatu e puderam ter uma ótima experiência.
A Fli Paracatu teve seu encerramento neste domingo (27/08) e trouxe uma polêmica ao utilizar o corpo da Igreja Nossa Senhora do Rosário. Embora houvesse um acordo junto à Paróquia Matriz de Santo Antônio, os fiéis e alguns cidadãos paracatuenses se manifestaram nas redes sociais, demonstrando insatisfação e descontentamento pela utilização do espaço.
Palavras como “desacralização”, “falta de respeito” e outras foram utilizadas em diversos meios de comunicação. Foi um choque para grande parte da comunidade religiosa ao adentrar na Igreja do Rosário e se deparar com o altar retirado de seu local de origem, bem como as reservas eucarísticas retiradas do sacrário.
Não demorou muito para que vídeos, fotos e trechos de discursos de palestrantes fossem divulgados em diversas mídias, aumentando ainda mais a indignação dos fiéis católicos. Eles questionavam as autoridades religiosas que permitiram tal acontecimento, porém, como apuramos no início da matéria, houve um acordo entre a organização da Fli Paracatu e a Paróquia, representada pelo pároco local.
Nossa equipe entrou em contato com a organização da Fli Paracatu, que nos enviou a nota oficial e um áudio. Segue : https://fliparacatu.com.br/paroquia-catedral-santo-antonio-de-padua-cede-espaco-para-o-fliparacatu/
Áudio:
O pároco preferiu não se manifestar sobre o assunto.
O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari.
Por: Warley Santarém