23.4 C
Paracatu

Agenda para exame de Papanicolau está com vagas abertas na unidade móvel itinerante Sesc Saúde Mulher

Published:

Unidade Móvel do Sesc em Minas estará na cidade até o dia 27 de julho, com caminhão adaptado com consultório e sala para a realização de exames.

Desde o dia 26 de junho, Paracatu está recebendo a terceira edição do “Sesc Saúde Mulher”, projeto itinerante que tem como foco rastrear precocemente o câncer de mama e o câncer de colo de útero, por meio da realização dos exames de mamografia, Papanicolau e ultrassom.

A agenda para o exame de Papanicolau, teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero, está com vagas abertas e os interessados podem realizar o agendamento no Sesc Paracatu (Rua Euridamas Avelino de Barros, 347, bairro Prado) ou no telefone (38) 3311-3800. Podem realizar o exame de Papanicolau, mulheres a partir de 18 anos que já tenham iniciado a vida sexual.

Os atendimentos serão realizados até o dia 25 de julho, no Sesc Paracatu, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

O caminhão, que totaliza cerca de 11 metros, é climatizado e adaptado com um consultório ginecológico para a realização de exame de citologia oncótica (Papanicolau) e ultrassonografia pélvica, mamária e endovaginal (conforme demanda e disponibilidade de profissional), um banheiro para as pacientes em atendimento e uma sala para a realização de exames de mamografia. A unidade móvel possui equipamentos de alta performance e acessibilidade.

O projeto oferece às mulheres atendidas a realização de exames de rastreamento precoce do câncer de mama e do colo do útero, além de promover ações para conscientizar sobre a prevenção e a promoção à saúde. O Sesc em Minas, portanto, busca auxiliar no melhor prognóstico das pacientes, incentivando um tratamento ágil e adequado, promovido pela rede de saúde pública local, com foco em proporcionar maior sobrevida à população feminina. Os atendimentos realizados pelo projeto são todos gratuitos.

Essa edição do Sesc Saúde Mulher em Paracatu é uma realização do Sesc em Minas em parceria com o Sindcomércio Noroeste e a Prefeitura Municipal de Paracatu. A previsão é que sejam realizados aproximadamente 347 exames de Papanicolau, 296 mamografias e 150 ultrassons (pélvico, mamário e endovaginal) nesse período.

Público, atendimentos e laudos de exames

A mamografia é voltada a mulheres de 50 a 69 anos, sem pedido médico, ou fora desta faixa etária com a prescrição médica. Em relação ao exame de ultrassonografia do aparelho reprodutivo feminino (pélvico, endovaginal e mamário), ele é realizado somente com pedido médico.

O Departamento Nacional do Sesc possui uma parceria com o Hospital de Amor (Barretos/SP), responsável pelos laudos dos exames de mamografia que são enviados ao município em 30 dias, aproximadamente. Prazo semelhante é necessário para envio dos laudos dos exames de Papanicolau. Já os resultados de ultrassom são entregues às pacientes na hora.

Vale destacar que todos os exames ofertados pelo Sesc Saúde Mulher devem ser agendados previamente. Para mais informações sobre a mamografia e os exames de ultrassonografia, procure o Sindcomércio Noroeste e a Secretaria Municipal de Saúde de Paracatu.

Câncer de mama

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres. A mamografia é capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja percebida qualquer alteração nas mamas.

A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos), por isso o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.

 Câncer de colo de útero

O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, terceira maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Doença de desenvolvimento lento, pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

Fonte: Informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca)

 

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img