31.3 C
Paracatu

O secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor, foi eleito presidente do CONASS

Published:

Brasília – O secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor, foi eleito, por unanimidade, presidente do Conass em assembleia que definiu nesta manhã (29), a diretoria do Conselho para a gestão 2023/2024.

Baccheretti, que é o atual vice-presidente do Conselho, assumirá a presidência no lugar do secretário de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, agradeceu o apoio dos pares e afirmou que seu trabalho frente a instituição será pautado pelo compromisso com os interesses dos secretários. “Tenho facilidade de comunicação com o Ministério da Saúde, mas defenderei as nossas posições ainda que elas não sejam as mesmas da pasta, pois temos a responsabilidade muito grande de construir políticas públicas de saúde que possam transformar as realidades dos estados. Temos de ter esse olhar para buscar estratégias coletivas e resolutivas para enfrentar os nossos desafios”, afirmou.

Fábio Baccheretti, secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais e presidente eleito do Conass para gestão 2023/2024

O presidente eleito também citou a troca de experiências entre os estados como uma das prioridades da sua gestão já que, segundo observou, conhecer as experiências exitosas é fundamental para encontrar soluções que possam ser adaptadas a cada realidade.

Cipriano Maia, atual presidente, exaltou o consenso do grupo de secretários e agradeceu a confiança depositada na condução do seu mandato. “Esse clima de entendimento é fundamental para termos uma direção unida em torno da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), mas assim como o Fábio ressaltou, precisamos defender os interesses dos estados que representamos”, observou.

Ele também chamou a atenção para necessidade de que a nova diretoria represente o Conass nas instâncias de discussão tanto no Brasil, quanto fora. “Tive o prazer de assumir esta instituição após sucessivas gestões exitosas e desejo a todos que foram eleitos neste momento tão rico de retomada da construção do SUS, que continuem conduzindo o Conass neste trabalho histórico de fortalecimento da saúde pública no Brasil”, concluiu.

Jurandi Frutuoso, reconduzido ao cargo de secretário executivo, observou que a nova gestão terá muito trabalho nos próximos 12 meses e a sua presença nos espaços de discussão, como reuniões da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), nas negociações com o Ministério da Saúde, com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e nas Conferências Estaduais de Saúde, que acontecem em preparação para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, será primordial. “O Conass, há 41 anos, representa os 27 estados e, desde então, todos os nossos representantes sempre tiveram muito compromisso com a instituição, fazendo dela respeitada no Brasil e no mundo, por isso é muito relevante o papel desta diretoria para darmos conta da missão que está posta”, disse.

A secretária de Estado da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, foi escolhida por Baccheretti como primeira vice-presidente. Refletindo a maior representatividade de mulheres nas Secretarias Estaduais de Saúde, esta é também a composição de diretoria com a maior participação de secretárias. A posse da nova gestão ocorrerá em abril.

Fonte: conass.org.br

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img