20.2 C
Paracatu

Quem foi Firmina Santana?

Published:

Nasceu em Paracatu, aos 18 de Fevereiro de 1909. Fez seus primeiros estudos no Grupo Escolar Afonso Arinos e o curso secundário na Escola Normal Oficial de sua terra natal. Uma vez formada professora primária, passa a lecionar nas classes Anexas à Escola Normal.

    Em 1934 transfere-se de Paracatu para o Rio, onde se matricula na Escola de Enfermagem Ana Nery.

    Inteligência privilegiada. Indispondo-se com o professor de Patologia Externa, com a autorização da Diretora, não mais frequentou as aulas. Permitiram- lhe apenas fazer as provas parciais e finais. Argüida sobre toda a matéria, obteve distinção e elogios do próprio professor.

    Em 1937 termina, com brilhantismo, o curso de enfermagem. Vai para a Argentina às expensas do Governo Brasileiro, em 1940, onde fez o curso de Dietista na Escola de Nutrição. De volta ao Brasil, por muito tempo, foi assistente do professor Josué de Castro. Organizou a dietética do Hospital dos Servidores Públicos, do qual era chefe. Criou uma escola de Nutrição no Brasil, no molde da Argentina, tudo com considerações e projetos seus. Para apresentar o projeto ao Ministro da Educação, serviu-se dum médico da Santa Casa do Rio. E esta escola, por ela criada foi, mais tarde, anexada à Universidade do Brasil. Em 1951, esteve em Campos do Jordão e Maranhão, estudando as alimentações por ordem do Governo.

    Foi ao Congresso Internacional de Nutrição, realizado em Haia, como representante da ONU, sobressaindo-se entre os outros congressistas. Parte para os Estados Unidos em 1952 em Comissão do Governo Brasileiro a fim de aperfeiçoar os seus conhecimentos. Concorre ao Curso de Trabalhos realizados no Departamento Internacional de Saúde, para uma bolsa de mais dois anos de estudos, doada pelo Departamento de Estado Norte Americano. Vencendo-se o prazo, com permissão do Governo Brasileiro, permanece em Washington, onde a 31 de Julho de 1954, a morte a veio surpreender. Tal curso deveria terminar em fins de 1955.

    Firmina Santana foi a primeira nutricionista brasileira. E paracatu se orgulha de tê-la dado ao Brasil.

 

Fonte: Catálogo de Biografias do Arquivo Público de Paracatu – MG

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img