24.6 C
Paracatu

PROGRAMA CERTIFICA MULHERES E MENINAS PARA ATIVIDADES AUDIOVISUAIS

Published:

Por meio de ações culturais e da formação para geração de renda, projeto ofereceu mais autonomia ao público feminino

Aconteceu na terça-feira, dia 12 de dezembro, a cerimônia de certificação das alunas participantes do Programa Empodera de Igualdade de Gênero, que teve início em 18 de setembro na cidade de Paracatu (MG).

A iniciativa, que promoveu ações gratuitas com vistas ao empoderamento de mulheres e meninas a partir de atividades culturais diversas, foi viabilizada pela Kinross via Lei de Incentivo à Cultura e contou com o apoio da Secretaria de Cidadania e Habitação da Prefeitura de Paracatu, da Secretaria da Mulher do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura do Governo Federal.

A criação é do Instituto Incluir, organização social voltada à promoção da inclusão, igualdade e diversidade.

 

Com três turmas de 30 alunas cada em Paracatu, o Empodera ofereceu um ciclo de formação presencial na área audiovisual. Como exercícios do aprendizado, as participantes fizeram a produção musical de uma seleção de videoclipes distribuída online, um espetáculo de música, a produção de um livro e uma exposição fotográfica.

A partir de videoaulas produzidas pela equipe do Incluir, composta por mulheres como roteiristas e apresentadoras, o programa ensinou meninas e mulheres de baixa renda a tirar proveito do telefone celular para complementar sua renda, com produção e edição de vídeos.

“O IBGE registra mais de 11 milhões de mães solo no Brasil. Grande parte das famílias é chefiada por mulheres, maioria no país, e há evidente carência de formação e entrada no mercado de trabalho. Vemos, ainda, a potência de expressão feminina nas artes brasileiras, ainda que com uma carência de espaços de visibilidade. A soma destes fatores nos levou a criar o Empodera, que contempla ainda, a exemplo de outros projetos do instituto, uma assistência multidisciplinar às beneficiárias (social e psicológica), muitas delas em situação de vulnerabilidade”, diz a fundadora e presidente do Incluir, Carina Alves.

Para Ana Cunha, Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, o empoderamento feminino é tema de grande importância. “Somos parte da comunidade e é nosso dever promover ações que impactem positivamente a população local. Empoderar e oferecer oportunidade de renda para mulheres e meninas é parte do compromisso da Kinross com a cidade de Paracatu”, afirma Ana Cunha.

Fonte: Assessoria de comunicação kinrros

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img